O porta-voz das Forças de Defesa de Israel, Daniel Hagari, anunciou durante uma coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira (27) que os militares israelenses intensificarão suas operações terrestres para combater os terroristas do Hamas em Gaza. Nas últimas horas, a Força Aérea israelense conduziu diversos ataques extensivos contra túneis e outras infraestruturas no enclave palestino.
Hagari destacou que a expansão das operações terrestres do exército israelense na Faixa de Gaza ocorrerá durante a noite desta sexta-feira. Mais cedo, terroristas do Hamas entraram em confronto com tropas israelenses em Beit Hanoun, no nordeste de Gaza, e na área central da cidade palestina.
De acordo com informações da CNN americana, um representante do Hamas afirmou que o grupo terrorista está “pronto” para enfrentar o exército israelense, caso as forças militares de Israel decidam realizar uma operação terrestre mais ampla no enclave palestino.
Na última incursão por terra, realizada na manhã desta sexta-feira, tanques e veículos blindados israelenses atingiram alvos nos arredores de Gaza, com apoio de aviões e artilharia. O objetivo, segundo o Hagari, era "descobrir o inimigo", neutralizar terroristas e remover explosivos e plataformas de lançamento de foguetes.
Na quinta-feira (26), Israel realizou a maior incursão terrestre contra a Faixa de Gaza desde o início do conflito entre o Estado judeu e os terroristas do Hamas no último dia 7 de outubro.
Os bombardeios aéreos da contraofensiva israelense seguem a todo vapor. Segundo informações de autoridades de Israel, os ataques aéreos já atingiram 250 alvos do Hamas.
As Forças de Defesa de Israel afirmam que essas operações são um ensaio para a realização de uma incursão terrestre em grande escala que vem sendo planejada.