O porta-voz das Forças de Defesa de Israel, Daniel Hagari, afirmou neste sábado (28) que dois líderes de Hamas responsáveis pelo comando aéreo e marítimo do grupo foram mortos nas últimas horas. "A eliminação deles representa um bom progresso nas fases da guerra e ajuda as forças a combater um inimigo enfraquecido".
Um dos líderes seria Asem Abu Rakaba, que coordenou os membros de Hamas que invadiram o território israelense usando parapentes em 7 de outubro. Rakaba teria participado do planejamento do massacre nas comunidades vizinhas da Faixa de Gaza e sido responsável por usar drones para atacar as bases do exército de Israel.
Israel avança contra terroristas do Hamas
O porta-voz das Forças de Defesa de Israel também afirmou que o país está "avançando nas fases da guerra" contra os terroristas do Hamas. Nas últimas horas, Israel tem atacado em Gaza por terra, mar e ar.
"As forças de infantaria, blindados, engenharia e artilharia estão participando das atividades, acompanhadas por bombardeios pesados", disse Hagari. Em seu discurso para televisão, destacou que os soldados israelenses ainda estão lutando no enclave palestino.
Nesta sexta-feira (27), o Hagari já havia anunciado que haveria uma intensificação das operações terrestres na Faixa de Gaza no mesmo dia no período da noite. O porta-voz afirmou que, até o momento, nenhum soldado foi ferido.
Segundo Hagari, os objetivos do exército israelense são desmantelar o Hamas, proteger as fronteiras de Israel e garantir o retorno dos reféns sequestrados pelo grupo islâmico.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura