A Associated Press afirmou que autoridades de Israel apreenderam uma câmera e equipamento de transmissão da agência de notícias americana no sul do país nesta terça-feira (21).
O governo israelense confirmou a apreensão, dizendo que a agência teria violado os termos de uma nova lei de mídia que levou este mês à suspensão da transmissão da emissora catari Al Jazeera no país. Esta foi acusada de apoiar o Hamas, contra quem Israel trava uma guerra na Faixa de Gaza desde 7 de outubro em resposta a ataques do grupo terrorista.
A gestão de Benjamin Netanyahu acusou a AP de fornecer imagens à Al Jazeera, que é cliente da agência americana e recebe dela uma transmissão de vídeo da Faixa de Gaza ao vivo, confirmou a Associated Press.
“A Associated Press condena nos termos mais veementes as ações do governo israelense para interromper nossa transmissão ao vivo de longa data que mostrava uma visão de Gaza e apreender equipamentos da AP”, disse Lauren Easton, vice-presidente de comunicações corporativas da agência.
“A interrupção não se baseou no conteúdo da transmissão, mas sim no uso abusivo por parte do governo israelense da nova lei de radiodifusão estrangeira do país. Apelamos às autoridades israelenses para que devolvam o nosso equipamento e nos permitam restabelecer imediatamente a nossa transmissão ao vivo, para que possamos continuar a fornecer este importante jornalismo visual a milhares de meios de comunicação em todo o mundo”, acrescentou Easton.
Segundo o jornal Times of Israel, o gabinete do ministro das Comunicações, Shlomo Karhi, informou em comunicado que havia alertado a Associated Press na semana passada de que não estava legalmente autorizada a fornecer material à Al Jazeera.
A pasta alegou ainda que a AP teria tentado rastrear movimentações das tropas das Forças de Defesa de Israel (FDI) e transferido imagens para a Al Jazeera.
“O Ministério das Comunicações continuará a realizar ações de fiscalização na medida necessária para limitar as transmissões que prejudicam a segurança do Estado”, apontou o comunicado.
A AP alega que cumpre as regras militares de Israel, que proíbem a transmissão de imagens, como as de movimentações de tropas, que possam colocar soldados em perigo.
Segundo o site de notícias Walla, a Casa Branca entrou em contato com o gabinete de Netanyahu para pedir a reversão da medida contra a agência americana.
Horas depois, a AP noticiou que o próprio Ministério das Comunicações de Israel determinou a devolução dos equipamentos.