Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Oriente Médio

Israel anuncia morte do número dois da força de elite do Hezbollah

Um soldado das Forças de Defesa de Israel custodia veículo no território do sul do Líbano (Foto: Alejandro Ernesto/EFE)

Ouça este conteúdo

O Exército de Israel anunciou nesta quarta-feira (30) a morte do vice-comandante da Radwan, a força de elite do grupo terrorista xiita Hezbollah, identificado como Mustafa Ahmad Shahadi, em um ataque lançado contra a região de Nabatiye, no sul do Líbano.

“Esta eliminação constitui um novo golpe contra as capacidades da força Radwan e da organização terrorista Hezbollah”, afirmaram as Forças Armadas israelenses em um comunicado no qual não especificaram quando ocorreu o ataque.

O grupo xiita, por enquanto, não comentou o caso, embora há muito tempo não comunique a morte de seus combatentes, a não ser que sejam de altíssimo escalão.

Israel já havia matado o chefe da força Radwan, Ibrahim Aqil, em um bombardeio em Beirute no dia 20 de setembro, uma semana antes do ataque surpresa que matou o líder do Hezbollah, Hassan Nasrallah.

Desde então, o país tem mantido uma intensa campanha de ataques contra o sul e o leste do Líbano, e também contra os subúrbios ao sul de Beirute, um reduto do Hezbollah conhecido como Dahye.

O ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, estimou nesta terça-feira (29) que o grupo terrorista libanês, considerado o satélite mais poderoso do Irã, perdeu cerca de 80% dos seus mísseis e foguetes após um mês de escalada, que se segue a quase um ano de fogo cruzado através da fronteira.

Dois dos principais assessores do presidente dos EUA, Joe Biden, devem chegar nesta quinta-feira (31) a Israel para tentar fechar um acordo para acabar com a guerra no Líbano e permitir que civis deslocados de ambos os lados retornem às suas casas, segundo anteciparam nesta quarta-feira meios de comunicação israelenses e americanos.

Conteúdo editado por: Isabella de Paula

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Tudo sobre:

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.