Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
11 horas diárias

Israel anuncia “paradas táticas” para entrada de ajuda humanitária em Gaza

Soldados israelenses inspecionam caminhão com ajuda humanitária na passagem de Kerem Shalom.
Soldados israelenses inspecionam caminhão com ajuda humanitária na passagem de Kerem Shalom. (Foto: EFE/EPA/ABIR SULTAN)

Ouça este conteúdo

O exército de Israel anunciou neste domingo (16) que fará uma janela de 11 horas diárias sem ataques no sul de Gaza para a entrada de ajuda humanitária. Batizada pelos militares israelenses como uma “parada tática”, as pausas acontecerão das 8h às 19h no horário local.

A ideia é que caminhões com carregamentos de ajuda partam da passagem de Kerem Shalom, principal ponto de entrada para a entrada de ajuda ao sul de Gaza, para a vila de Al Bayuk e para o Hospital Khan Younis.

As Forças de Defesa de Israel (IDF) alertaram, contudo, que isso não significa “trégua” nos combates dentro e ao redor de Rafah, no sul de Gaza.

Ajuda humanitária e Eid al-Adha

À CNN internacional, o diretor da UNRWA (Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Próximo Oriente, em português) Scott Anderson considerou bem-vinda a “parada tática” para ajuda humanitária. “Nós esperamos que essa longa pausa diária permita nossa movimentação livre”, disse.

O anúncio de Israel ocorre no momento em que os muçulmanos começam a celebração do Eid al-Adha, também conhecida como Festa do Sacrifício, em que é lembrado o sacrifício que o profeta Abraão faria de seu filho Ismael, o que, segundo a fé muçulmana, não aconteceu por intervenção divina, sendo sacrificado um carneiro no lugar.  

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.