Ouça este conteúdo
As Forças de Defesa de Israel (FDI) anunciaram nesta terça-feira (27) por meio de suas redes oficiais que resgataram mais um refém que havia sido sequestrado pelo grupo terrorista Hamas durante o massacre realizado em solo israelense no dia 7 de outubro de 2023.
Trata-se de Qaid Farhan Alkadi, de 52 anos de idade, residente da cidade de Rahat em Israel.
“Hoje, as Forças de Defesa de Israel (FDI) e o Serviço de Segurança de Israel (ISA) resgataram o refém Qaid Farhan Alkadi, de 52 anos, de Rahat, que foi sequestrado pela organização terrorista Hamas e levado para Gaza em 7 de outubro”, disseram as FDI em um post feito em sua conta oficial na rede social X.
Segundo Israel, o refém resgatado está “em condição médica estável e está sendo transferido para exames médicos em um hospital”.
“Sua família foi informada dos detalhes, e as FDI estão acompanhando-os. As forças de segurança israelenses continuarão a operar com todos os meios para trazer os reféns de volta para casa”, afirmaram as FDI no post.
Segundo informações do jornal The Times Of Israel, Qaid Farhan Alkadi trabalhava como segurança e foi sequestrado pelo Hamas nas proximidades da comunidade de Mivtahim, no sul de Israel. O jornal israelense cita que o refém foi encontrado por uma unidade de elite da Marinha israelense dentro de um túnel utilizado pelos terroristas do Hamas em Gaza.
Segundo informações, Israel acredita que cerca de 104 dos mais de 200 reféns sequestrados em outubro ainda estejam em cativeiro do Hamas, sendo 34 provavelmente mortos.
Em conversa por telefone com o refém resgatado, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, disse que “toda a nação" estava "emocionada com seu resgate”.
Netanyahu enfatizou na ligação que Israel continuará fazendo "tudo o que for possível para trazer todos os reféns de volta para casa".
O Fórum das Famílias dos Reféns sequestrados pelo Hamas também comemorou o resgate de Qaid Farhan Alkadi. “Ele suportou 326 dias de cativeiro”, disse a organização.
O presidente de Israel, Isaac Herzog, disse que estava "extremamente feliz" com o resgate do refém e parabenizou as FDI pela operação que culminou na volta de Qaid Farhan Alkadi.
“Parabenizo as IDF, o Shin Bet e todos os serviços de segurança, e envio minhas bênçãos à sua família pelo retorno dele — que é um momento de alegria para o Estado de Israel e para a sociedade israelense como um todo”, disse.