Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Oriente Médio

Israel ataca Líbano e mata soldado da ONU

Hezbollah e Israel: troca violenta de ataques | Stringer/Reuters
Hezbollah e Israel: troca violenta de ataques (Foto: Stringer/Reuters)

Dois soldados israelenses e um espanhol membro das forças de paz da ONU morreram ontem em uma troca de ataques entre o Hezbollah e Israel, em um dos mais violentos confrontos entre os dois lados desde a guerra de 2006.

Os soldados foram mortos quando o Hezbollah atirou cinco mísseis contra um comboio de veículos militares israelenses que transitavam na fronteira com o Líbano.

O integrante das forças de paz que servia junto às tropas da ONU que monitoram o sul do Líbano foi morto quando Israel respondeu com ataques aéreos e disparos de artilharia, disseram um porta-voz da ONU e autoridades espanholas.

O Hezbollah disse que uma de suas brigadas na área conduziu o ataque, que pareceu ser uma retaliação aos ataques aéreos realizados por Israel em 18 de janeiro no sul da Síria, nos quais vários membros do Hezbollah e um general iraniano foram mortos. "Aqueles por trás do ataque de hoje vão pagar integralmente", alertou ontem o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu.

Os militares israelenses confirmaram as mortes dos soldados, afirmando que eles foram atacados enquanto dirigiam veículos civis sem identificação por uma estrada perto da cerca que demarca a montanhosa fronteira. Sete outros soldados ficaram feridos.

O coordenador especial da ONU no Líbano pediu aos lados que contenham qualquer desestabilização da situação, enquanto o primeiro-ministro libanês afirmou que seu país estava comprometido com a resolução da ONU que encerrou a guerra de 2006.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros