- Episódio do podcast 15 Minutos fala sobre como os ataques do Hamas têm relação com a aproximação diplomática de Israel com a Arábia Saudita
*) Enquanto acompanha com apreensão os desdobramentos da guerra, o mundo também levanta alguns questionamentos.
Por exemplo: como a inteligência de Israel não conseguiu prever uma ação dessa magnitude? E por que a escolha desse momento para os ataques terroristas do Hamas?
Sobre esta última pergunta, alguns caminhos podem nos levar a entender que a resposta está no sempre complexo xadrez geopolítico da região. O ataque sem precedentes do Hamas seria uma tentativa de frear uma aproximação entre Israel e Arábia Saudita, intermediada pelos Estados Unidos.
Para entender melhor esse cenário, o episódio do podcast 15 Minutos recebe o jornalista Diogo Schelp, que é colunista da Gazeta do Povo, e publicou uma análise sobre este tema.
"A aproximação entre Israel e Arábia Saudita também é ruim para o Irã, o principal financiador do Hamas. Irã e Israel são inimigos existenciais, a ponto de as autoridades em Teerã terem comemorado oficialmente o recente ataque do Hamas", escreve Schelp.
***
O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda.
***
Ficha técnica: ‘15 minutos’, podcast de notícias da Gazeta do Povo #Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Maria Eduarda Scroccaro montagem: Leonardo Bechtloff; estratégia de distribuição: Marcus Ayres.
Deixe sua opinião