Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Guerra em Gaza

Israel começa retirada de tropas

Após o cessar-fogo, famílias palestinas retornam para suas casas em Beit Lahia, no norte da Faixa de Gaza | Mohammed Abed/AFP
Após o cessar-fogo, famílias palestinas retornam para suas casas em Beit Lahia, no norte da Faixa de Gaza (Foto: Mohammed Abed/AFP)

Cidade de Gaza - O Exército israelense iniciou ontem a retirada parcial de suas tropas da Cidade de Gaza e seus arredores, horas depois de declarar e romper cessar-fogo unilateral na Faixa de Gaza após 23 dias de ofensiva militar contra alvos do movimento islâmico radical Hamas. A operação militar, que visava enfraquecer o grupo e interromper o lançamento de foguetes, deixou ao menos 1.200 palestinos mortos e cerca de 5 mil feridos.

Os tanques deixaram sua principal posição na antiga colônia de Netzarim, no sul de Gaza, abrindo pela primeira vez, desde o início da ofensiva terrestre, no último dia 3, a estrada entre o sul e o norte daFaixa de Gaza. As tropas também se retiraram da região norte, até Atatra.

Os soldados se posicionaram nas fronteiras norte e leste, ainda dentro do território palestino, segundo o jornal israelense Hareetz.

A retirada veio também horas depois do representante do Hamas anunciar cessar-fogo do grupo e de seus aliados por uma semana, justamente para a retirada dos soldados do território palestino.

O Exército israelense não informou quantos soldados estão sendo retirados do território, mas a rede de televisão Canal 10 mostrou diversos tanques deixando Gaza e soldados da infantaria sorrindo enquanto atravessavam a fronteira de volta a Israel.

Logo após o anúncio do cessar-fogo, Israel afirmou que não aceitaria uma data para a retirada de suas forças de Gaza até que Hamas interrompesse seus ataques. A saída das tropas ontem indica, pela primeira vez, um esforço palpável a caminho da trégua na região e o fim da crise humana agravada pelos bombardeios, que destruíram a infraestrutura da cidade.

"Se há o perigo do Hamas deliberadamente romper o cessar-fogo, nós teremos que reiniciar as ações da ofensiva contra o Hamas, razão pela qual nós temos que ser reticentes sobre a retirada de nossas forças", alertou Mark Regev, porta-voz do primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert.

Frágil

Olmert afirmou que a trégua é frágil e que o Exército retomará a ofensiva contra o território se os milicianos do Hamas não suspenderem seus ataques.

Na abertura da reunião semanal com seus ministros, Olmert disse esperar que o cessar-fogo unilateral adotado por Israel também seja respeitado pelo movimento islâmico, embora tenha lembrado que Israel está preparado para todas as opções. "Caso o fogo continue, o Exército está preparado. Saberemos atuar sem demora como requerem [as circunstâncias]", advertiu. Olmert reconheceu que "o cessar-fogo é frágil". "É preciso avaliá-lo minuto a minuto, hora após hora. As forças do Exército estão atentas, ouvem qualquer barulho e estão prontas para qualquer ordem", disse, lembrando que a decisão do governo israelense de declarar um cessar-fogo unilateral "dá a Israel liberdade de ação para responder e retomar as operações militares caso as organizações terroristas continuem atacando."

Hamas

O movimento islâmico radical Hamas anunciou ontem um cessar-fogo imediato naFaixa de Gaza de seus militantes e grupos aliados. O representante do Hamas, Ayman Taha, afirmou que a trégua valerá por uma semana para que os israelenses possam retirar suas tropas da região.

"Hamas e suas facções anunciam um cessar-fogo em Gaza, começando imediatamente e dá a Israel uma semana para retirar-se", disse Taha, representante do Hamas que está no Cairo, Egito, para negociar uma trégua duradoura com Israel.

Além da saída de todas as tropas, o Hamas exige que Israel abra todas as passagens fronteiriças da Faixa de Gaza e permita o fluxo de pessoas e mercadorias para cumprir "as necessidades básicas" do povo palestino. Israel impôs um bloqueio à região desde junho de 2007, quando o Hamas tomou controle da Faixa de Gaza expulsando o Fatah, de Mamhoud Abbas.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.