Depois do senador americano Ted Cruz, foi a vez de Israel criticar a atracação de dois navios de guerra iranianos no Brasil. Em publicações no Twitter, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Lior Haiat, disse que a autorização dada pelo governo brasileiro é “um fato perigoso e lamentável”.
“O Brasil não deve conceder nenhum prêmio a um Estado maligno, responsável por inúmeras violações dos direitos humanos contra seus próprios cidadãos, executando ataques terroristas em todo o mundo e distribuindo armas para organizações terroristas em todo o Oriente Médio”, escreveu Haiat.
“O regime iraniano executou dezenas de ataques terroristas contra navios, colocando em perigo a liberdade de navegação marítima. Dois dos ataques ocorreram nas últimas semanas”, complementou.
A Marinha do Brasil autorizou a ancoragem de dois navios de guerra do Irã no porto do Rio de Janeiro entre domingo (26) e o próximo sábado (4).
“Este é o momento de seguir os passos dados pela União Europeia, Estados Unidos, Canadá, Austrália, Japão e muitos outros países, e destacar aquilo que o regime iraniano realmente é: uma entidade terrorista. Ainda não é tarde para ordenar aos navios que saiam do porto”, acrescentou Haiat.
Na terça-feira (28), o senador americano Ted Cruz, do Partido Republicano do estado do Texas, publicou comunicado para criticar a atracação dos dois navios de guerra iranianos no Brasil e pedir que os Estados Unidos apliquem sanções contra o país devido à autorização.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais