Israel está dando sequência aos planos de construção de mais de mil novas moradias em colônias judaicas na Cisjordânia ocupada, denuncia a organização não governamental (ONG) israelense Paz Agora.
Segundo a ONG, o exército do país autorizou o plano de construção das unidades em diversos assentamentos. A aprovação militar é uma etapa preliminar do processo. A autorização final depende do governo, que na semana passada aderiu a uma nova iniciativa de paz com os palestinos mediada pelos Estados Unidos.
Na avaliação do Paz Agora, a autorização do exército à construção de novas habitações para colonos judeus em áreas reivindicadas pelos palestinos é uma "prova das intenções nada genuínas do governo de negociar seriamente".
Os palestinos reivindicam a fundação de um Estado independente na Cisjordânia, na Faixa de Gaza e em Jerusalém Oriental. Os territórios foram capturados por Israel em 1967, na Guerra dos Seis Dias. Desde então, Israel passou a construir assentamentos judaicos nas áreas ocupadas. Hoje, mais de meio milhão de colonos judeus vivem nesses assentamentos. Fonte: Associated Press.
Eleição sem Lula ou Bolsonaro deve fortalecer partidos do Centrão em 2026
Saiba quais são as cinco crises internacionais que Lula pode causar na presidência do Brics
Elon Musk está criando uma cidade própria para abrigar seus funcionários no Texas
CEO da moda acusado de tráfico sexual expõe a decadência da elite americana