O Exército de Israel informou nesta sexta-feira (8) que atacou infraestruturas militares do Hamas no campus da Universidade Al Azhar, na Faixa de Gaza.
Na quinta-feira (7), o Exército atacou “complexos com infraestrutura terrorista utilizada para atividades militares do Hamas na Universidade Al Azhar”, localizada no bairro de Rimal, no centro da Cidade de Gaza.
“Dentro do campus universitário, as tropas localizaram infraestruturas terroristas, incluindo um túnel subterrâneo que partia do pátio da universidade e continua até uma escola a um quilômetro de distância”, disse um porta-voz militar israelense em um comunicado.
Além disso, segundo acrescentou a fonte, “numerosas armas foram localizadas e apreendidas, incluindo dispositivos explosivos, peças de foguetes, lançadores, sistemas de detonação de dispositivos explosivos e vários ativos tecnológicos para análise e pesquisa de inteligência”.
O porta-voz destacou ainda que o resultado dessa operação “mostra que o Hamas aproveitou o edifício da universidade para ataques contra as nossas forças”.
Soldados israelenses também realizaram uma operação no que descreveram como “uma sala de controle de observação do Hamas” na área do Hospital Al Shifa, em Gaza, onde encontraram 200 dispositivos de comunicação e dezenas de câmeras, assim como um túnel operacional, carregadores, granadas e mais equipamento militar.
O ataque à universidade ocorreu enquanto Israel continua a sua ofensiva militar na Faixa de Gaza. A guerra, que já dura 63 dias, eclodiu com um ataque surpresa do Hamas a Israel, resultando em pelo menos 1.200 mortos e mais de 240 pessoas feitas reféns e levadas para o enclave palestino. (Com Agência EFE)