Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Conflito Armado

Israel deve ser considerado "Estado terrorista", diz Síria

Israel deveria ser qualificado como um "Estado terrorista" por sua ofensiva militar de 22 dias na Faixa de Gaza, afirmou hoje o presidente da Síria, Bashar al-Assad.

Assad falou durante um encontro de países árabes no Kuwait. "Os árabes deveriam declarar um apoio inequívoco à resistência palestina...Eu convocou o encontro árabe a oficialmente declarar Israel como um Estado terrorista pelo crime que ele cometeu em Gaza", disse o líder sírio.

"Cessar-fogo não significa o fim da agressão, pois as forças invasoras ainda estão em Gaza", criticou Assad, pedindo a "solidariedade árabe...para nossas causas".

O emir do Kuwait, xeque Sabah al-Ahmad al-Sabah, abriu o encontro com um pedido de medidas coletivas entre os árabes, como "passos práticos para estabilizar o cessar-fogo" na Faixa de Gaza.

Fortes desacordos dificultaram a resposta árabe à ofensiva israelense em Gaza. Algumas nações pediam ações mais incisivas, enquanto outros pregavam uma abordagem mais suave.

As diferenças ficaram claras quando o Qatar sediou um encontro de líderes islâmicos, na sexta-feira, apesar da oposição à reunião vinda de vários países, entre eles Egito e Arábia Saudita, que não compareceram.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.