Um soldado das Forças de Defesa de Israel custodia veículo no território do sul do Líbano| Foto: Alejandro Ernesto/EFE
Ouça este conteúdo

As Forças de Defesa de Israel (FDI) confirmaram "tiros de advertência" no sul do Líbano, nesta quinta-feira (28), após a chegada de veículos suspeitos em uma área proibida para trânsito nos próximos 60 dias.

CARREGANDO :)

“Na última hora, foi identificada a chegada de suspeitos, alguns com veículos, a várias áreas no sul do Líbano, o que constitui uma violação [do cessar-fogo]”, comunicou Tel Aviv nesta manhã.

Esses foram os primeiros disparos relatados desde que o cessar-fogo entrou em vigor, às 4h do horário local desta quarta-feira (23h de terça-feira, no horário de Brasília).

Publicidade

Ainda segundo os militares israelenses, os tiros foi disparados na área de Markaba e atingiram alvos perto dos veículos como uma "advertência", sem a intenção de atingir as pessoas. Apesar da trégua, as FDI permanecem posicionadas no sul do Líbano e advertiram que qualquer violação da trégua "será respondida com fogo".

Israel apresenta lista com cidades "proibidas" durante cessar-fogo

O Exército israelense divulgou uma lista nesta quinta-feira com dez cidades no sul do Líbano onde o deslocamento de pessoas está proibido.

Por meio de uma mensagem na rede social X, acompanhada de um mapa, o porta-voz em árabe do Exército israelense, Avichay Adraee, alertou sobre a proibição “até novo aviso” e afirmou que “qualquer pessoa que se mova para o sul desta linha se expõe ao perigo”.

"É proibido deslocar-se para o sul a partir da linha das seguintes localidades e seus arredores, bem como dentro das próprias localidades: Shebaa, Al-Habbariyeh, Marjayoun, Arnoun, Yahmar, Al-Qantara, Shaqra, Bara'shit, Yater, Al-Mansouri", listou Adraee.

Desde as primeiras horas após a entrada em vigor da cessação das hostilidades, na madrugada de quarta-feira, as estradas que conduzem ao sul e ao leste do país ficaram repletas de engarrafamentos, sobrecarregadas pelo grande número de famílias que regressavam às regiões mais atingidas.

Publicidade

O aviso de Israel soma-se ao apelo feito pelo próprio Exército libanês na última quarta-feira, quando instou os cidadãos do país a esperar para regressar às suas vilas e cidades.

O cessar-fogo entre Israel e o Hezbollah no Líbano consiste em três etapas. Em primeiro lugar, uma trégua inicial de 60 dias, seguida pela retirada das forças do grupo terrorista xiita libanês ao norte do rio Litani; a retirada completa das tropas israelenses do sul do Líbano no prazo de 60 dias; e, por fim, negociações entre os dois países para delimitar sua fronteira, que corresponde atualmente a uma linha traçada pela ONU após a guerra de 2006.

Hezbollah diz que continua "preparado" para enfrentar Israel caso trégua fracasse

O grupo terrorista libanês Hezbollah afirmou nesta quarta-feira (27) que seus milicianos “permanecem preparados” para enfrentar Israel caso o acordo de cessar-fogo fracasse.

A sala de operações do grupo terrorista informou, em comunicado, que “seus combatentes de todas as especializações militares permanecem totalmente preparados para enfrentar as ambições e a agressão do inimigo israelense” no caso de uma violação da trégua de 60 dias.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]
Publicidade