Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
UNRWA

Israel divulga áudios que incriminam funcionários de agência da ONU em ataque terrorista do Hamas

Escola administrada pela UNRWA que abriga palestinos no sul de Gaza (Foto: EFE/EPA/HAITHAM IMAD)

Ouça este conteúdo

As Forças de Defesa de Israel (FDI) divulgaram nesta segunda-feira (4) gravações de áudio que, pelo que indicam, comprovam o envolvimento de dois funcionários da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Próximo Oriente (UNRWA) no ataque terrorista do Hamas a Israel em outubro do ano passado, que mataram 1,2 mil pessoas.

Segundo as FDI, os dois funcionários são professores de escolas da UNRWA localizada na Faixa de Gaza e participaram da infiltração dos cerca de 3 mil terroristas do Hamas que massacraram pessoas e sequestraram outras 250 em cidades israelenses próximas à fronteira com o território palestino.

Nas gravações, os dois professores relatam sua entrada no território de Israel e afirmam ter capturado mulheres israelenses. As FDI afirmam que os serviços de inteligência identificaram mais de 450 membros de organizações terroristas, principalmente do Hamas, que trabalham para a UNRWA em Gaza e que usam a agência para fins terroristas.

A UNRWA, que tem cerca de 30 mil funcionários, é a principal fornecedora de ajuda humanitária na devastada Faixa de Gaza, onde em cinco meses de guerra deixaram mais de 30.500 mortos, 72 mil feridos, 7 mil desaparecidos e mais de 2 milhões de pessoas deslocadas, segundo dados do Ministério da Saúde do Hamas.

Em janeiro, Israel acusou a UNRWA de ter em sua equipe ao menos 12 funcionários que participaram dos ataques do grupo terrorista palestino. A agência decidiu rescindir imediatamente seus contratos e abrir uma investigação, mas antes mesmo que os resultados fossem conhecidos, 18 países anunciaram a suspensão de seus financiamentos para a entidade, incluindo os principais doadores, como Estados Unidos, Canadá, Alemanha e Japão. (Com Agência EFE)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.