Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Guerra no Oriente Médio

Israel diz que 12 dos mortos em ataque contra hospital em Gaza eram terroristas

Israel diz que 12 dos mortos em ataque contra hospital em Gaza eram terroristas
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu (Foto: EFE/Naama Grynbaum)

Ouça este conteúdo

As Forças de Defesa de Israel (FDI) detalharam nesta quinta-feira (10) que 12 das pessoas mortas em um ataque realizado nesta quarta-feira (9) contra um hospital em Jabalia, no norte da Faixa de Gaza, no qual pelo menos 17 pessoas morreram, eram terroristas dos grupos Hamas e Jihad Islâmica.

Por meio de um comunicado, as FDI e o serviço de inteligência interna de Israel explicaram que o ataque teve como alvo “um centro integrado de comando e controle em uma área que anteriormente servia como complexo médico em Jabalia, na Faixa de Gaza”.

A Defesa Civil de Gaza, controlada pelo Hamas, informou na quarta-feira que pelo menos 17 pessoas foram mortas em um bombardeio israelense contra o hospital al-Jamin al-Sayed em Jabalia, no norte de Gaza, uma área que está atualmente sob forte operação militar.

O ataque também teria ferido dezenas de pessoas, de acordo com a mesma fonte.

Por sua vez, a nota militar de Israel afirma que “grandes quantidades de armas” eram armazenadas no local e que o “centro de comando e controle” dos terroristas no hospital era usado para lançar ataques contra tropas israelenses e cidadãos de Israel.

Além disso, as FDI identificam os 12 terroristas com nome e sobrenome e alegam que três deles estavam envolvidos no ataque terrorista de 7 de outubro de 2023 contra Israel, que matou 1,2 mil pessoas e desencadeou o atual conflito.

As FDI afirmam que os terroristas do Hamas utilizam rotineiramente infraestruturas civis para tentar se desviar dos ataques. Israel diz que o Hamas e outros grupos terroristas que atuam em Gaza utilizam os civis do enclave como escudos humanos.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.