Ouça este conteúdo
O Exército de Israel garantiu neste domingo (2) que durante a última semana entraram na Faixa de Gaza 1.858 caminhões com ajuda humanitária.
De acordo com o Exército israelense, as travessias de caminhões ocorreram através da passagem Kerem Shalom, no sul de Gaza, e da passagem Erez West, no norte.
As autoridades israelenses contabilizam todos os caminhões que inspecionam na fronteira como entradas de ajuda humanitária. Segundo Israel, entre a ajuda que entrou em Gaza durante a semana passada estão mais de 500 mil litros de combustível, bem como suprimentos para o funcionamento das padarias geridas pelo Programa Mundial de Alimentos da Organização das Nações Unidas (PMA).
Diversas organizações humanitárias alertaram nas últimas semanas para a falta de suprimentos na Faixa de Gaza, especialmente no sul, onde a passagem de Rafah está fechada há quase um mês, desde o início da operação militar israelense na cidade.
Por sua vez, o diretor da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina (UNRWA), acusada por Israel de dar abrigo para terroristas do Hamas, Philippe Lazzarini, disse neste sábado (1º) que sua agência só conseguiu recolher ajuda de 450 caminhões nas últimas três semanas para distribuir para a população do enclave.
Além disso, a UNRWA também aponta que, desde o dia 26 de maio, nenhuma ajuda humanitária entrou no enclave através da passagem de Kerem Shalom.