O Exército de Israel afirmou nesta terça-feira (19) que localizou e destruiu cerca de 1,5 mil túneis subterrâneos usados pelo grupo terrorista Hamas para combater as forças israelenses na Faixa de Gaza.
Segundo um comunicado militar, uma unidade de elite da Força Aérea israelense foi responsável por vasculhar as passagens subterrâneas, que estariam sob escolas, hospitais, mesquitas e outras instituições civis.
A guerra subterrânea é uma estratégia de combate antiga adotada pelos terroristas do Hamas, que controlam o enclave palestino desde 2007.
Nesta segunda-feira (18), as forças israelenses disseram que tinham encontrado o maior túnel do Hamas sob Gaza, localizado próximo da fronteira do território palestino com Israel. Os terroristas minimizaram a descoberta, dizendo que o túnel “já havia cumprido sua missão”, sem especificar, no entanto, qual era essa “missão”.
Israel realiza uma ofensiva na Faixa de Gaza desde os ataques terroristas do Hamas ocorridos no dia 7 de outubro, que deixaram cerca de 1,2 mil mortos no Estado judeu e diversos feridos. Além disso, durante os ataques, mais de 200 pessoas levadas como reféns para Gaza.
O objetivo da ofensiva israelense, que se intensificou nas últimas semanas, é resgatar os demais reféns que estão no enclave palestino e eliminar o Hamas. (Com Agência EFE)
Deixe sua opinião