As forças de Defesa de Israel (IDF, na sigla em inglês) anunciaram nesta segunda-feira (9) que suas tropas localizaram uma máquina para produção de armas do Hamas no bairro de Zeitoun, na Cidade de Gaza.
Além da descoberta, segundo Tel Aviv, reservistas da Brigada de Jerusalém mataram dezenas de terroristas e destruíram outros pontos da cidade usados pelo grupo palestino para realizar ataques contra o território israelense, incluindo um novo túnel escondido.
Ainda durante o final de semana, dois comandantes do batalhão da Jihad Islâmica Palestina foram mortos em um ataque aéreo israelense, segundo informações das IDF e da inteligência interna de Tel Aviv, o Shin Bet.
Os ataques aéreos foram direcionados a salas de comando em duas antigas escolas na Cidade de Gaza, de onde os terroristas operavam.
De acordo com um comunicado das IDF e do Shin Bet, do sábado (7), "vários agentes terroristas foram mortos", incluindo Abdullah Khattab, comandante do Batalhão Deir al-Balah do Sul da Jihah Islâmica, e Hatem Abu al-Jidyan, comandante do Batalhão Deir al-Balah do Leste.
Segundo o Exército de Israel, Khattab supervisionou um batalhão durante o ataque de 7 de outubro e esteve envolvido em vários ataques contra Israel e suas tropas, incluindo disparos de foguetes e armas antitanque.
Ao contrário do padrão conduzido pelo Hamas, Israel informou que, para evitar danos aos civis, tomou “muitas precauções”, incluindo o uso de munições de precisão, vigilância aérea e coleta de informações sobre a localização dos terroristas.