• Carregando...
Gaza - ajuda humanitária - Israel - Guerra - Hamas - hospitais - combustível
Ajuda humanitária entrando em Gaza pela passagem de Rafah, no Egito| Foto: EFE/EPA/ALI MOUSTAFA

Israel anunciou neste domingo (17) que permitiu a entrada na Faixa de Gaza de 79 caminhões com ajuda humanitária através de sua passagem de Kerem Shalom, cumprindo uma promessa feita na sexta-feira (15) aos Estados Unidos para aliviar a grave crise no enclave palestino causada pela guerra.

Ao todo, "79 caminhões (com ajuda humanitária) foram inspecionados e transferidos para Gaza através de Kerem Shalom", informou na rede social X ( antigo Twitter) o Cogat, órgão militar israelense que controla os assuntos civis do país. Além desses, outros 122 caminhões inspecionados na travessia de Nitzana foram transferidos para a Faixa de Gaza via Rafah, a fronteira entre o Egito e o enclave, totalizando 201 caminhões enviados neste domingo, acrescentou a nota.

O Cogat comunicou que os caminhões de ajuda da ONU seriam transferidos diretamente para Gaza através de Kerem Shalom "para cumprir o acordo com os Estados Unidos" de aumentar o volume diário de ajuda humanitária.

Uma fonte no enclave confirmou à Agência EFE que os caminhões da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Próximo Oriente (UNRWA), estavam de fato transferindo ajuda pela passagem israelense.

No entanto, uma fonte do Crescente Vermelho que acompanhou o comboio de caminhões procedentes do Egito disse que os veículos não entraram na Faixa de Gaza por Kerem Shalom, mas foram descarregados no ponto de fronteira e que, mais tarde, "os trabalhadores internacionais, juntamente com os palestinos, coletaram a ajuda".

"Os caminhões de ajuda humanitária receberam ordens para deixar os suprimentos no posto de fronteira de Kerem Shalom, mas não para levar a ajuda para a Faixa", de modo que os caminhões voltaram vazios para o território egípcio, explicou.

Na sexta-feira (15), o governo israelense autorizou temporariamente a entrada de ajuda humanitária em Gaza via Kerem Shalom para aliviar o congestionamento na única passagem autorizada, Rafah. O anúncio foi feito após uma visita a Israel do assessor de Segurança Nacional dos EUA, Jake Sullivan.

Kerem Shalom, no sul de Israel, perto do Egito, tem funcionado desde a semana passada como um ponto de controle para caminhões de ajuda que vão para a Faixa, mas após a triagem os veículos foram enviados para Rafah. Ao todo, 470 caminhões passaram por esse processo na última semana, de acordo com o Cogat.

Israel se comprometeu com os Estados Unidos - seu principal aliado e país que lhe deu apoio na guerra contra o grupo terrorista Hamas - a transferir 200 caminhões de alimentos e ajuda humanitária por dia, mas Rafah tem capacidade para apenas 100. "Cem caminhões de ajuda por dia não são suficientes para o nosso povo. Queremos 500 caminhões por dia", disse Khalil al-Hayya, alto cargo da cúpula política do Hamas, à emissora Al Jazeera no domingo. (Com Agência EFE)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]