Famílias de reféns detidas pelo Hamas em Gaza durante marcha, perto da cidade de Kiryat Gat, sul de Israel, em fevereiro| Foto: EFE/ABIR SULTAN
Ouça este conteúdo

Uma nova proposta de trégua elaborada por Israel foi colocada em negociação com o grupo terrorista Hamas, neste domingo (24), segundo informou o canal de televisão aberta 12.

CARREGANDO :)

As informações divulgadas, com base em fontes israelenses envolvidas nas discussões, Tel Aviv enviou um documento detalhado ao Hamas expondo seu posicionamento em três fases de um acordo para a libertação de todos os reféns.

No mês passado, a proposta negociada em Paris previa a libertação de 400 prisioneiros palestinos em troca de 40 reféns – mulheres, crianças, doentes e idosos – na primeira fase do acordo, durante uma trégua de seis semanas. Agora, segundo revelou o Canal 12, Israel estaria disposto a libertar cerca de 800 presos, incluindo 100 condenados por assassinatos.

Publicidade

No entanto, apesar das novas concessões, o governo de Tel Aviv continua rejeitando a possibilidade de retirada completa das Forças de Defesa de Israel (IDF) de Gaza, e insiste que a campanha para destruir o Hamas será retomada assim que o acordo for concretizado.

Todos os planos de trégua apresentados pela milícia palestina, até o momento, exigiram que qualquer nova libertação de reféns fosse acompanhada de negociações para o fim da guerra, uma condição que Israel considera inviável.

Ao canal 12, as fontes próximas do diálogo informaram que o governo israelense espera uma resposta do líder terrorista do Hamas, Yahya Sinwar, nos próximos três dias.

Acredita-se que cerca de 130 reféns permanecem detidos em Gaza desde 7 de outubro, data na qual centenas de terroristas atacaram Israel em uma operação coordenada surpresa que incluiu ataques aéreos e infiltração terrestre no sul do país. Naquele dia, milhares de israelenses foram brutalmente assassinados, enquanto outros foram levados cativos para a Faixa de Gaza, onde alguns permanecem após seis meses de guerra.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]
Publicidade