Tel Aviv - O premiê israelense, Benjamin Netanyahu, exigiu do presidente americano, Barack Obama, uma proposta por escrito para que seja votada uma nova moratória nos assentamentos israelenses na Cisjordânia.
Netanyahu havia apresentado, no domingo, ao seu gabinete, um plano americano que estenderia em 90 dias a paralisação na construção de assentamentos na Cisjordânia, em troca de incentivos diplomáticos e na área da segurança.
Uma das ofertas americanas seria 20 caças F-35, citados durante um encontro de sete horas com a secretária de Estado, Hillary Clinton, em Nova York, na última semana.
Essa seria a primeira vez que os Estados Unidos dariam de graça aeronaves aos israelenses. Recentemente, foram adquiridos por Israel 20 aviões americanos de última geração.
As negociações incluiriam também a promessa de que os Estados Unidos vetariam qualquer resolução anti-Israel na ONU (Organização das Nações Unidas).
Em troca desses benefícios militares, Israel congelaria os assentamentos na Cisjordânia por 90 dias, para ter tempo hábil de acertar com os palestinos os limites das fronteiras.