Ouça este conteúdo
As Forças de Defesa de Israel (FDI) anunciaram nesta terça-feira (4) o início de uma incursão terrestre no campo de refugiados de Al Bureij, na região central da Faixa de Gaza, de onde se retirou em janeiro, após semanas de uma ofensiva na região e subsequentes ataques isolados.
Em comunicado em hebraico publicado divulgado no X (antigo Twitter), as FDI confirmaram uma operação combinada de forças aéreas e terrestres, estas últimas atuando de forma seletiva contra os terroristas do Hamas na região, guiadas pelos serviços de inteligência, segundo o texto.
O campo de Al Bureij fica ao sul do corredor de Netzarim, onde as FDI permanecem atuando e perto de onde anunciaram nesta terça-feira que haviam destruído um túnel do Hamas com cerca de 1,5 quilômetro de comprimento e 23 metros de profundidade.
No final de dezembro do ano passado, as FDI entraram em Al Bureij por semanas, onde encontraram entradas de túneis e instalações usadas pelo Hamas para fabricar armas, de acordo com relatórios militares.
No último 7 de março, outra incursão noturna nesse campo e em outro vizinho, Nuseirat, teve duração de um dia e envolveu forças de infantaria, dezenas de tanques e outros veículos blindados, além de dois helicópteros Apache.
Nos últimos meses, as FDI tiveram que retornar a vários pontos no norte e no centro do enclave palestino, de onde já havia se retirado ao avançar para o sul, devido ao reagrupamento de membros do grupo terrorista Hamas e de outras facções terroristas que atuam na Faixa, como a Jihad Islâmica Palestina. (Com Agência EFE)