Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Zvi Kogan

Israel investiga desaparecimento de rabino nos Emirados Árabes como “ato terrorista”

Netanyahu revela que Israel atingiu “componente nuclear” do Irã durante retaliação de outubro
O gabinete do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, confirmou o desaparecimento neste sábado (23) (Foto: EFE/EPA/ABIR SULTAN)

Ouça este conteúdo

O governo de Israel confirmou neste sábado (23) que o rabino israelense-moldavo Zvi Kogan, membro da corrente Chabad e residente nos Emirados Árabes, está desaparecido desde quinta-feira.

O Mossad, a agência de inteligência exterior de Israel, abriu uma investigação e trata o caso como um “incidente terrorista”, informou o gabinete do primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu.

"Uma investigação do Mossad está em andamento e as informações recebidas indicam que este é um incidente terrorista", disse o governo. "Organizações de segurança e inteligência israelenses, preocupadas com a segurança de Kogan têm trabalhado incansavelmente neste caso", acrescentou o gabinete de Netanyahu, neste sábado.

Israel e Emirados Árabes estabeleceram relações diplomáticas em setembro de 2020 sob os Acordos de Abraão, e fizeram grandes progressos na relação bilateral, especialmente no comércio, até outubro de 2023, quando começou a guerra na Faixa de Gaza, que esfriou os laços sem oficialmente cortá-los.

Desde então, o Conselho Geral de Segurança Nacional emitiu um aviso de viagem de nível 3 (ameaça moderada) para os Emirados Árabes, recomendando que viagens não essenciais sejam evitadas e que as pessoas que ficarem no país tomem "precauções extras".

Entre outubro e novembro de 2023, protestos violentos em apoio aos palestinos ocorreram em quase todos os países árabes, forçando Israel a retirar funcionários não essenciais de suas embaixadas e a pedir a seus cidadãos que ficassem alertas sobre possíveis ataques.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.