As Forças de Defesa de Israel (FDI) mataram nesta segunda-feira (8) na Síria Hassan Hakashah, membro do Hamas, acusando-o de orquestrar uma série de ataques com foguetes a partir do território sírio contra Israel.
"Hoje [segunda-feira], as Forças de Defesa de Israel eliminaram Hassan Hakashah em Beit Jinn, na Síria. Ele era uma figura central responsável pelos foguetes disparados pelo Hamas do território sírio contra Israel nas últimas semanas", disse um porta-voz das FDI.
"Desde o início da guerra, Hakashah liderou as células terroristas do Hamas que disparavam foguetes da Síria", acrescentou o porta-voz, ressaltando que as FDI "não vão permitir terrorismo a partir do território sírio".
"Responsabilizaremos a Síria por todas as atividades que emanam de seu território, e as FDI continuarão a agir contra qualquer ameaça que ela represente ao Estado de Israel", acrescentou o porta-voz.
Nos últimos meses, Israel tem visado posições do grupo terrorista na Síria, já que os disparos de foguetes a partir do território sírio em direção a alvos israelenses têm se repetido desde o início da guerra entre Israel e Hamas, em 7 de outubro de 2023.
No entanto, essa troca de disparos é intermitente e escalonada, sem o alto nível de hostilidades que o Estado judeu tem com o grupo terrorista Hezbollah na fronteira entre Israel e o Líbano.
Milícias armadas iranianas e pró-iranianas estão presentes na Síria como aliados do ditador do país, Bashar al-Assad, e Israel frequentemente ataca algumas de suas posições, depósitos de armas ou até mesmo comboios de suprimentos.