O presidente de Israel, Shimon Peres, demonstrou nesta quinta-feira (16) ser contra qualquer ataque israelense sozinho contra o Irã, dizendo que confia na promessa do presidente dos EUA, Barack Obama, de impedir Teerã de produzir armas nucleares.
"Eu estou convencido de que este é um interesse norte-americano. Estou convencido de que (o presidente Obama) reconhece o interesse norte-americano e ele não está dizendo isso apenas para nos deixar felizes. Eu não tenho nenhuma dúvida sobre isso, depois de ter tido conversas com ele", afirmou Peres ao Canal Dois de televisão de Israel.
"Agora, está claro para nós que não podemos fazer isso sozinhos. Podemos atrasar (o programa nuclear iraniano). Está claro para nós que temos de avançar juntos com a América. Há dúvidas sobre a coordenação e o momento, mas por mais grave que seja o perigo, desta vez pelo menos não estamos sozinhos "
As observações de Peres pareceram desafiar o primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, e o ministro da Defesa, Ehud Barak, que levantaram a perspectiva de um ataque unilateral israelense contra o Irã.
Um alto funcionário israelense não identificado, que se acredita ser Barak, disse em uma entrevista ao jornal Haaretz na sexta-feira que o Estado judeu "não pode deixar a responsabilidade por sua segurança e mesmo o futuro nas mãos de seu maior aliado", em uma referência aos Estados Unidos.
PGR deixa decisão sobre tornar Bolsonaro réu por suposto golpe de Estado para 2025
Emendas no marco das eólicas em alto-mar criam “13ª conta de luz” para o brasileiro pagar
Aborto até 9 meses quase passa no Conanda, que pode retomar tema dia 11
Por que a PEC dos Militares divide governo Lula e base no Congresso