A ministra das Relações Exteriores de Israel, Tzipi Livni, pediu ao mundo na quarta-feira que convença os palestinos que a resposta para o problema dos refugiados está num Estado palestino e não dentro das fronteiras israelenses.

CARREGANDO :)

Em discurso na Assembléia Geral das Nações Unidas, Livni disse que Israel acredita numa visão de dois Estados -- Israel e Palestina -- vivendo lado a lado em paz e segurança.

Mas tal resolução requer que cada Estado deve encontrar a solução para seus próprios refugiados -- Israel como pátria para os refugiados judeus de todo o mundo; e o futuro Estado da Palestino sendo a resposta para os refugiados palestinos.

Publicidade

- Este é o real e único significado da visão de dois Estados. Requer que cada povo aceite que seus direitos são compreendidos através do estabelecimento de sua própria pátria, não na pátria dos outros - disse ela.

- Se os líderes palestinos estão relutantes em dizer isso, o mundo deveria dizer para eles. Em vez de dar falsa esperança, é momento de encerrar a exploração do assunto refugiados.

Centenas de milhares de palestinos abandonaram suas casas na Guerra do Oriente Médio em 1948 que seguiu-se ao estabelecimento de Israel. Os palestinos seguem reclamando o direito de voltar para suas casas originais, agora em Israel.