Israel anunciou na quarta-feira que vai permitir que a fronteira entre a Cisjordânia ocupada e a Jordânia permaneça aberta 24 horas por dia para ajudar a economia palestina.
"O primeiro-ministro ordenou uma ampliação imediata e significativa dos horários de funcionamento da travessia de fronteira da Ponte Allenby para importações e exportações, a fim de aumentar a atividade comercial e melhorar a vida dos palestinos", disse um comunicado oficial.
O vice-ministro das Relações Exteriores, Danny Ayalon, disse a jornalistas que a travessia -- cujo nome homenageia o general Edmund Allenby, general britânico da Palestina colonial após a 1a Guerra Mundial -- permaneceria aberta 24 horas por dia.
A Autoridade Palestina havia solicitado o não fechamento do terminal Allenby. Até o momento ela permaneceu aberta ao tráfego de pessoas e de carga apenas 12 horas por dia, durante a semana, e sete horas por dia nos fins de semana.
Nazmi Mhanna, diretor das travessias de fronteira da Autoridade Palestina, disse que o novo horário "aumentaria o volume de exportações e importações, o que impulsionará a economia."