O primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert, pediu desculpas neste domingo pelos "mal-entendidos" ocorridos entre a aviação israelense e a Marinha alemã em águas libanesas, segundo um comunicado oficial.
"O primeiro-ministro explicou a uma delegação de parlamentares alemães o sentido do acontecido e pediu desculpas pelos mal-entendidos que ocorreram na semana passada", destacou o comunicado do gabinete do premier.
Vários incidentes se registraram nos últimos dias entre a Marinha alemã e a aviação israelense em águas libanesas.
Em outro comunicado, o gabinete do primeiro-ministro informou que Olmert falou por telefone neste domingo com a chanceler Angela Merkel para "expressar que lamentava os fatos ocorridos entre o Exército israelense e a força alemã da FINUL" (Força Interina das Nações Unidas no Líbano).
"Israel concede a máxima importância à mobilização de uma força alemã que deve ter um papel crucial na aplicação das resoluções da ONU no Líbano", diz o segundo texto.
O ministro alemão da Defesa, Franz Josef Jung, se reunirá na próxima sexta-feira com o colega israelense, Amir Peretz.
Desde 15 de outubro a Marinha alemã ostenta o comando da FINUL naval no Líbano e sua missão principal consiste em prevenir eventuais tráficos de armas com destino à milícia xiita do Hezbollah.
Segundo o Ministério alemão da Defesa, aviões israelenses forçaram o pouso de um helicóptero que não se identificou corretamente. Um barco de reconhecimento alemão que formalmente não pertencia à FINUL naval foi sobrevoado por seis caças israelenses quando navegava na altura de Israel.
Na quarta-feira passada Peretz desmentiu em conversa por telefone com Jung que aviões militares israelenses tenham aberto fogo contra um navio alemão.
Uma porta-voz do Exército israelense havia informado, por sua vez, que dois aviões israelenses haviam localizado um helicóptero que teria entrado na região fronteiriça entre Israel e Líbano na altura de Roch Hanikra.
"Os aviões se aproximaram do helicóptero que não tinha se identificado segundo o procedimento previsto", acrescentou a porta-voz.
Segundo a funcionária, os aviões israelenses não dispararam e o helicóptero deu meia volta e pousou em um navio alemão.