Centenas de policiais israelenses foram enviados para a cidade de Hebron, na Cisjordânia, após vários dias de confrontos no local, informaram agências locais de segurança.

CARREGANDO :)

Colonos judeus extremistas têm realizado ataques contra palestinos e soldados israelenses na cidade. Segundo o porta-voz da polícia de Israel, Micky Rosenfeld, a polícia paramilitar de fronteira irá substituir os soldados que estão na área. Ele afirmou que a polícia é melhor treinada para lidar com esses confrontos.

Agentes de segurança estimaram, nesta quarta-feira, que 300 policiais de fronteira devem ser enviados para a região. Os confrontos ocorreram na área próxima às casas dos colonos, que permaneceram nas residências, desafiando uma ordem de retirada emitida pela Suprema Corte de Israel.

Publicidade

Não está claro se a polícia será enviada também com o propósito de cumprir essa ordem. O primeiro-ministro Ehud Olmert disse nesta quarta-feira (3) que a ordem de despejo deve ser cumprida.

Enquanto isso, líderes da comunidade árabe-israelenses disseram que irão para a Faixa de Gaza num barco carregado de itens de ajuda humanitária e, assim, desafiar o bloqueio do governo de Israel ao território.

Zahi Nujeidat, porta-voz do Movimento Islâmico de Israel, disse que dezenas de árabes-israelenses partirão no domingo do porto israelense de Jaffa, no que deve se tornar o primeiro carregamento de ajuda a partir de Israel.

Até agora, ativistas internacionais fizeram três viagens de barco a partir do Chipre para Gaza. Porém, no início desta semana, a marinha israelense obrigou uma embarcação líbia a voltar ao porto de origem.

Apesar do bloqueio, mais navios planejam enviar ajuda a Gaza, dentre eles embarcações do Catar. Israel e Egito impuseram o fechamento da Faixa de Gaza depois que o Hamas tomou o poder no território, em junho de 2007. As informações são da Associated Press.

Publicidade
Veja também
  • Israel precisa brecar expansão de assentamentos, diz Parlamento Europeu
  • Navio líbio que seguia para Gaza é barrado por Israel
  • Israel aprova libertação de 250 palestinos