• Carregando...

Dois estudantes marroquinos deportados da Itália no mês passado eram suspeitos de tramar para assassinar o papa Bento XVI, disse uma fonte do Ministério Interior italiano na sexta-feira.

Mohamed Hlal, de 26 anos, e Ahmed Errahmouni, de 22, estudantes da Universidade para Estrangeiros na cidade de Perugia, na região central da Itália, ficaram sob vigilância da polícia antiterrorista durante meses antes de serem expulsos no dia 29 de abril.

"Durante a investigação sobre eles, os investigadores encontraram evidência sugerindo que os dois (suspeitos) tramavam um ataque contra o papa", disse a fonte.

Um comunicado do Ministério do Interior divulgado na época da deportação informou que eles estavam sendo expulsos como medida preventiva de acordo com as leis contra o terrorismo.

Outros seis estudantes estrangeiros, suspeitos de manterem contatos com grupos militantes islâmicos, ainda estão sob investigação.

A revista de notícias Panorama, de propriedade da família do primeiro-ministro Silvio Berlusconi, noticiou na sexta-feira que a polícia antiterrorista local havia grampeado o telefone de Hlal e soou o alarme quando ele disse que queria adquirir explosivos.

A revista disse que a polícia descobriu um mapa de Turim na casa de Errahmouni com anotações com números e círculos, antes de uma visita do papa Bento XVI à cidade no norte da Itália, no dia 2 de maio, para reverenciar a Mortalha de Turim, que muitos católicos acreditam que tenha sido a mortalha de Jesus Cristo.

A Panorama descreveu Errahmouni como um especialista em computadores que permanecia em contato com grupos militantes pela Internet. A revista disse que Perugia havia se tornado um centro para líderes religiosos em viagem para pregar o islã radical.

O cidadão turco Mehmet Ali Agca, que baleou e feriu com gravidade o papa João Paulo II em 1981, também estava matriculado como estudante de línguas na universidade de Perugia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]