Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
fuga da áfrica

Itália resgata 5,7 mil imigrantes africanos

Imigrantes esperam para desembarcar na Sicília após a travessia. | Antonio Parrinello / Reuters
Imigrantes esperam para desembarcar na Sicília após a travessia. (Foto: Antonio Parrinello / Reuters)

Os 5,7 mil imigrantes resgatados em mais de 20 operações no Canal da Sicília nas últimas 48 horas chegaram ontem aos portos italianos, de acordo com fontes da Marinha e da Guarda Costeira da Itália.

O navio “Bersagliere”, da Marinha, com 778 imigrantes que foram resgatados de cinco barcas no fim de semana, chegou ao porto de Reggio Calabria na manhã de ontem. Entre as pessoas havia 633 homens, 114 mulheres e 31 crianças, todos em boas condições de saúde — havia apenas um caso de sarna. Parte deles ficará na Sicília e os demais irão para outras regiões.

Na manhã de ontem terminaram as operações de desembarque no porto de Pozzallo, na ilha da Sicília, dos 870 imigrantes que tinham chegado durante a madrugada a bordo do rebocador da Guarda Costeira “Asso 29”.

Entre esses imigrantes havia uma mulher que deu à luz durante a travessia e que foi levada junto ao bebê para o hospital da cidade, enquanto foram registrados mais de 80 casos de sarna.

Outras 397 pessoas chegaram no começo da manhã a Messina, a maioria identificada como somalis, eritreus e sírios. Também chegou ao porto de Augusta a embarcação “Vega” da Marina Militar, com 675 imigrantes resgatados durante entre os dias 2 e 3 de maio em três operações no mar Mediterrâneo.

Mais resgates

No total, a Marinha comunicou ontem o resgate de aproximadamente 2 mil imigrantes nas últimas 48 horas, que se somam aos 3,7 mil informados pela Guarda Costeira durante o fim de semana.

Dez imigrantes morreram durante o fim de semana. Três deles foram encontrados em um bote inflável no qual viajavam 105 pessoas, enquanto outros quatro corpos estavam em outra barca com 73 pessoas, informou a imprensa italiana.

Segundo os jornais, outros três imigrantes morreram afogados após se jogarem ao mar na tentativa de chegar à embarcação que se aproximava para resgatá-los quando estavam a 35 milhas do litoral da cidade líbia de Zhuwara.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.