Roma Cesare Massano, um italiano de 92 anos, participará de um vôo fora da órbita terrestre como "cobaia", para observar as reações da ausência de gravidade nos idosos. A façanha será possível graças ao centro privado aeroespacial italiano "Spaceland" que buscava através de um anúncio "pessoas idosas disponíveis para uma pequena viagem em queda livre", contou Massano ao jornal La Stampa.
Assim que completar 93 anos, no dia 6 de abril, o idoso, residente na cidade de Turim, viajará para Cabo Canaveral, nos Estados Unidos, onde realizará um vôo extra-atmosférico. De acordo com os documentos que o centro aeroespacial entregou a Massano, ele subirá a bordo do "Spaceship Two Explorer" e realizará "um vôo parabólico extra-atmosférico onde se incluem cinco minutos de ausência de gravidade contínua". Além disso, também participará do vôo de um Boeing 727, adaptado em colaboração com a Nasa, para reproduzir a sensação de gravidade zero.
Nas duas travessias, o idoso vestirá uma camiseta biomédica que trasmitirá à base os dados e mudanças em seu organismo", explicaram os técnicos do centro aeroespacial. Massano, que trabalhou até os 63 anos no grupo Fiat, respondeu ao anúncio do centro aeroespacial, que entraram em contato com ele, embora tenham lhe pedido o dinheiro para a viagem. "O avô astronauta", como foi batizado pelo jornal, lhes respondeu que não pagaria um centavo porque não queria, "de forma nenhuma, ser um turista", convencendo com seu entusiasmo o centro aeroespacial, que o admitiu no projeto.
Partidos iniciam estratégias para eleições presidenciais de 2026 apesar de cenário turbulento
Congressista americana diz que monitora silenciamento da liberdade de expressão pelo STF
Com Milei na presidência do Mercosul em 2025, vitória da esquerda no Uruguai alivia Lula
China vai chegar a 48 mil km de trilhos de trens de alta velocidade, mas boa parte ficará ociosa