A Agência Espacial Japonesa (Jaxa) adiou o lançamento do primeiro "veleiro solar" da história nesta segunda-feira (17). A partida estava marcada para 18h44 (hora de Brasília). O novo horário de lançamento ainda não foi oficialmente anunciado.
O objetivo é mandar a sonda Ikaros para perto de Vênus, movida apenas por uma espécie de vela que gera movimento quando se choca com fótons as partículas que carregam a luz.
Como não utilizam combustível, as naves que se movem pela luz são uma grande esperança para viabilizar viagens espaciais muito longas. Duas tentativas de despachar veículos como o Ikaros já foram feitas, mas houve problemas no lançamento. No final de 2010, a Planetary Society uma das maiores ONGs dedicadas à astronomia pretende colocar no espaço a sonda LightSail-1, também para testar a tecnologia da "navegação solar".
Como funciona
Quando chegar ao espaço, a nave será parecida com um carretel, com a vela toda enrolada. Girando, em algumas semanas o tecido cerca de dez vezes mais fino que um fio de cabelo se desdobrará, e o objeto ganhará a forma de um quadrado de 14 metros de lado com uma pequena carga útil no centro. A ideia é que a nave comece sua jornada devagar, mas que ganhe aceleração continuamente.
A festa da direita brasileira com a vitória de Trump: o que esperar a partir do resultado nos EUA
Trump volta à Casa Branca
Com Musk na “eficiência governamental”: os nomes que devem compor o novo secretariado de Trump
“Media Matters”: a última tentativa de censura contra conservadores antes da vitória de Trump
Deixe sua opinião