O governo japonês ordenou que o importador do remédio Tamiflu, comumente receitado a pessoas que contraem a gripe aviária, alerte os médicos contra o uso do medicamento por adolescentes, informaram os meios de comunicação do país na quarta-feira (horário local).
A exigência foi feita depois que outros dois adolescentes se machucaram após caírem de edifícios, supostamente depois de tomar o remédio produzido pelo laboratório suíço Roche.
No mês passado, dois jovens morreram em incidentes semelhantes, gerando preocupações de que o Tamiflu, tido como um medicamento eficiente para combater a pandemia de gripe aviária, pode estimular distúrbios psiquiátricos.
A droga é importada ao Japão pela farmacêutica Chugai. O Ministério da Saúde japonês, que não comentou o assunto, fez o anúncio nas primeiras horas da quarta-feira, segundo a imprensa.
A medida ocorre depois de a Roche ter dito, na terça-feira, que novos dados do Japão e dos Estados Unidos indicavam não haver ligação entre o Tamiflu e distúrbios psiquiátricos.