O Japão anunciou neste domingo (data local) a concessão de uma ajuda para os próximos cinco anos de 100 bilhões de ienes para o desenvolvimento e a assistência humanitária no Sahel, com o objetivo de lutar contra a instabilidade e o terrorismo.

CARREGANDO :)

O Sahel é a região da África situada entre o deserto do Saara e as terras mais férteis ao sul.

Dentro do segundo dia da 5ª Conferência Internacional para o Desenvolvimento da África (TICAD), realizada em Yokohama (sul de Tóquio), o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, ficou acertado que a ajuda servirá para iniciar "ações concretas" contra as dificuldades que a região enfrenta.

Publicidade

Neste sentido, Abe anunciou um programa para instruir 2.000 pessoas na luta antiterrorista nos países do Sahel, com o objetivo de "manter a segurança e a ordem pública".

Grande parte do montante concedido também servirá para impulsionar a educação, a saúde, a assistência a jovens e mulheres, o desenvolvimento das pequenas comunidades e para fortalecer o diálogo.

O TICAD (Tokyo International Conference on African Development) - do qual participam representantes e líderes de quase 50 países africanos e colaboram organizações como as Nações Unidas e o Banco Mundial - acontece a cada cinco anos no Japão, com o objetivo de analisar o desenvolvimento na África e fomentar diálogo e investimento.