Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
mistério

Japão investiga se barcos encontrados com cadáveres podem ser da Coreia do Norte

Oficiais da guarda costeira do Japão inspecionam um barco no qual oito corpos foram encontrados   | AFP
Oficiais da guarda costeira do Japão inspecionam um barco no qual oito corpos foram encontrados   (Foto: AFP)

Ao menos quatro barcos apareceram na costa oeste do Japão em novembro - alguns com cadáveres a bordo -, e o crescente número de pescadores norte-coreanos resgatados por autoridades japoneses sugere que as embarcações vieram do país de Kim Jong-un.  

A Guarda Costeira japonesa informou nesta segunda-feira (27) que oito esqueletos foram encontrados em um barco de madeira na praia de Miyazawa, no noroeste da principal ilha do Japão, Honshu. As autoridades não confirmam se o barco veio da Coreia do Norte.  

Mas o professor Satoru Miyamoto, especialista em Coreia do Norte na Universidade Seigakuin, afirma que cresce desde 2013 o número de navios norte-coreanos que acabam em praias da costa japonesa.  "Isso ocorre desde que Kim Jong-un decidiu expandir a indústria da pesca como uma forma de aumentar a receita para as Forças Armadas. Eles usam barcos antigos tripulados pelos militares, pessoas que não têm conhecimento de pesca", disse Miyamoto à rede CNN. "Isso vai continuar."  

Diversos pescadores norte-coreanos resgatados por autoridades do Japão em novembro foram devolvidos à Coreia do Norte, a pedido deles, o que sugere que ao menos parte dos que se lançam nesses barcos e terminam mortos na costa de outro país não estava necessariamente tentando fugir do regime.  

O caso mais recente ocorreu no último dia 23, quando oito pescadores norte-coreanos foram resgatados depois que um barco apareceu em Akita, na costa norte japonesa.  

Em janeiro deste ano, autoridades japonesas resgataram 26 norte-coreanos de um navio-tanque que afundou perto das ilhas Goto, no sudoeste do Japão.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Tudo sobre:

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.