O Japão anunciou nesta sexta-feira (hora local), em um informe do Ministério da Defesa, que quer construir um escudo antimísseis o quanto antes, diante do rápido desenvolvimento de armamento sofisticado por parte da Coréia do Norte.
O relatório anual elaborado pelo Ministério da Defesa japonês adverte que a Coréia do Norte está melhorando seu sistema de mísseis com o objeto de cobrir todo o leste da Ásia, incluindo o Japão, podendo alcançar até o norte da Austrália e o Alasca.
O documento, aprovado pelo gabinete do primeiro-ministro Shinzo Abe, garante que "a Coréia do Norte está melhorando sua capacidade para manejar mísseis balísticos. Consideramos que a Coréia do Norte está tentando estender o raio de ação" de seus mísseis.
"Precisamos terminar de instalar um sistema de defesa antimísseis o mais rapidamente possível", anuncia o relatório, destacando que Tóquio deve reforçar sua cooperação militar com os Estados Unidos.
O informe japonês vem a público após uma série de disparos de teste de mísseis por parte da Coréia do Norte, que suscitou forte tensão na zona.
Reforma tributária eleva imposto de profissionais liberais
Dino dá menos de um dia para Câmara “responder objetivamente” sobre emendas
Sem Rodeios: José Dirceu ganha aval do Supremo Tribunal Federal para salvar governo Lula. Assista
Além do Google, AGU aumenta pressão sobre redes sociais para blindar governo