O Japão anunciou nesta sexta-feira (hora local), em um informe do Ministério da Defesa, que quer construir um escudo antimísseis o quanto antes, diante do rápido desenvolvimento de armamento sofisticado por parte da Coréia do Norte.

CARREGANDO :)

O relatório anual elaborado pelo Ministério da Defesa japonês adverte que a Coréia do Norte está melhorando seu sistema de mísseis com o objeto de cobrir todo o leste da Ásia, incluindo o Japão, podendo alcançar até o norte da Austrália e o Alasca.

O documento, aprovado pelo gabinete do primeiro-ministro Shinzo Abe, garante que "a Coréia do Norte está melhorando sua capacidade para manejar mísseis balísticos. Consideramos que a Coréia do Norte está tentando estender o raio de ação" de seus mísseis.

Publicidade

"Precisamos terminar de instalar um sistema de defesa antimísseis o mais rapidamente possível", anuncia o relatório, destacando que Tóquio deve reforçar sua cooperação militar com os Estados Unidos.

O informe japonês vem a público após uma série de disparos de teste de mísseis por parte da Coréia do Norte, que suscitou forte tensão na zona.