A polícia japonesa investiga a possível negligência de uma agência de turismo após dez alpinistas idosos terem morrido nas montanhas do norte do Japão, aparentemente de hipotermia. Os corpos foram encontrados nesta sexta-feira (17). Nove morreram enquanto escalavam o Monte Tomurashi na ilha de Hokkaido, a mais setentrional do Japão, disse o porta-voz da polícia, Masafumi Yamasaki. Oito deles faziam parte de um grupo de 18 turistas, enquanto o nono escalava sozinho a montanha. Um décimo idoso morreu em outra montanha de Hokkaido, disse Yamasaki.
"Nós investigamos a possibilidade de negligência da parte dos organizadores", disse o policial Tsuyoshi Matsuya. Os policiais acreditam que os alpinistas idosos, pegos por um vento forte no meio da escalada, se enfraqueceram com o ar rarefeito da montanha e a chuva, que reduziram rapidamente a temperatura dos corpos. Matsuya disse que os alpinistas tinham jaquetas impermeáveis, que aparentemente não foram suficientes para aquecê-los em meio às baixas temperaturas. A temperatura nas montanhas de Hokkaido era de 8 graus centígrados, um pouco abaixo que o habitual para o verão japonês.
O presidente da agência de turismo, Seiichi Matsushita, pediu desculpas às famílias das vítimas, mas defendeu a companhia e os guias de turismo, ao dizer que eles tomaram medidas suficientes de segurança.