Pequenos tsunamis atingiram a ilha mais setentrional do Japão na noite de quarta-feira (horário local), depois que um violento terremoto provocou um alerta contra tsunamis no norte do Japão e no semi-inabitado arquipélago russo das Kurilas.
Uma onda de 40 centímetros foi registrada pouco depois das 22h (11h em Brasília) perto de Nemuro, na ilha de Hokkaido, quase duas horas depois do terremoto, com magnitude estimada em 8,1. Outras ondas de 10 a 20 centímetros também foram registradas.
A agência meteorológica japonesa suspendeu o alerta de tsunami às 13h32 (horário de Brasília). Inicialmente, as autoridades de Hokkaido previam tsunamis de 1 a 2 metros de altura.
Milhares de pessoas foram aconselhadas a buscarem locais altos. Agentes da Defesa Civil saíram às ruas para fazer o alerta.
Autoridades da ilha russa de Sakhalin disseram que o tremor ocorreu perto de ilhas inabitadas no centro das Kurilas, arquipélago que se estende do nordeste de Hokkaido até a península de Kamchatka.
Um funcionário da prefeitura de Nemuro disse à TV NHK que o tremor não foi sentido, mas que mesmo assim as pessoas estavam sendo aconselhadas a sair das áreas litorâneas.
As autoridades russas também declararam estado de alerta e retiraram a população de uma pequena localidade depois do tremor, mas nenhum tsunami foi registrado. Um projeto de exploração de gás e petróleo da Shell na região não foi afetado.
Por precaução, os serviços ferroviários foram suspensos na parte leste de Hokkaido. Ônibus foram mobilizados para retirar moradores que não têm carro.
O Serviço Geológico dos EUA notificou a ocorrência de um tremor de magnitude 8,3 às 9h14 (horário de Brasília), com foco 27,7 quilômetros abaixo do leito marinho. Houve dois tremores secundários significativos, de magnitudes 6,5 e 6,3.
Os japoneses chamam as Kurilas de ilhas Chishima e reivindicam para si as quatro ilhas russas mais próximas de Hokkaido, que chamam de Territórios do Norte.
A União Soviética conquistou as ilhas, que Moscou chama de Kurilas do Sul, no fim da Segunda Guerra Mundial. A disputa continua, e impede os dois países de assinarem um tratado de paz.
O tsunami, que em japonês significa ``onda (que encobre o) porto'', viaja em grande velocidade no mar aberto e cresce quando se aproxima da parte rasa junto à costa, podendo atingir enormes alturas rapidamente.
Em 1993, um tsunami provocado por um terremoto de magnitude 7,8 matou cerca de 200 pessoas na ilha de Okushiri, a sudoeste de Hokkaido.
Há quase dois anos, mais de 230 mil pessoas morreram ou desapareceram devido a um tsunami que atingiu, principalmente, o sudeste asiático.