• Carregando...

O primeiro-ministro japonês, Junichiro Koizumi, anunciará na terça-feira um plano para retirar os soldados japoneses do sul do Iraque, relatou a agência de notícias Kyodo.

Citando uma fonte do governo que não foi identificada, a Kyodo disse, nesta segunda-feira, que Koizumi faria o anúncio após manter conversas com líderes do governo e da oposição.

Autoridades do governo japonês não estavam disponíveis para comentar a notícia.

A informação veio a público logo depois que o premiê iraquiano disse, em Bagdá, que suas forças tomariam o controle da segurança na província meridional de Muthanna em julho, onde os britânicos supervisionam um contingente multinacional que inclui soldados japoneses.

O Japão diz há tempos que sua retirada da cidade meridional de Samawa, no Iraque, teria que ser coordenada com os governos britânico e australiano, cujos soldados têm fornecido segurança para os cerca de 550 soldados japoneses, uma vez que eles têm as atividades limitadas pela Constituição pacifista do Japão.

Os soldados japoneses estão envolvidos em trabalhos de reconstrução, como a reforma de prédios e a prestação de treinamento médico.

A operação militar mais perigosa do Japão desde a Segunda Guerra Mundial foi elogiada por Washington, o aliado próximo, mas muitos eleitores se opõem a ela.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]