Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
CONFLITO

Jihadistas assumem controle de posto fronteiriço entre Síria e Turquia

O Estado Islâmico do Iraque e do Levante, grupo vinculado à Al Qaeda, assumiu neste sábado o controle do posto fronteiriço de Tel Abiad, entre a província síria de Al Raqa e Turquia, após choques com rebeldes islamitas, informou o Observatório Sírio de Direitos Humanos.

Os jihadistas tomaram o local após assumirem o domínio da cidade vizinha de Tel Abiad, conquistado depois que os insurgentes recuaram para as imediações do povoado e a fronteira com a Turquia.

Os radicais tomaram o controle do posto fronteiriço de milicianos do Movimento Islâmico dos Livres do Sham.

A vitória dos jihadistas ocorre no mesmo dia em que houve choques em outra cidade próxima à Turquia, Saraqeb, localizada na província síria de Idlib e controlada pelos leais à Al Qaeda, para onde os insurgentes mandaram cerca de 200 homens.

Em 3 de janeiro, os rebeldes, a maioria islamitas, lançaram uma ofensiva contra o Estado Islâmico em várias províncias do norte da Síria para expulsar o grupo do país.

O Estado Islâmico é acusado de cometer "violações contra o povo sírio", segundo explicou à Agência Efe o porta-voz do Exército Livre Sírio, Qasem Saadedin.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.