Os jihadistas do Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL) conseguiram nesta sexta-feira (20) controlar a maior parte de Al Ayadiya, ao norte da cidade de Tal Afar, o que causou a fuga de mais de 13 mil moradores da cidade.

CARREGANDO :)

Moradores da cidade explicaram a Efe que após duros combates, os insurgentes sunitas tomaram o controle da cidade, localizada 11 quilômetros de Tal Afar, na província de Ninawa (norte).

Uma fonte de segurança informou à Agência Efe, que um helicóptero do exército bombardeou um comboio do EIIL que transportava um número indeterminado de combatentes nessa região e conseguiu destruir mais de dez veículos.

Publicidade

Pelo menos 13 insurgentes morreram no ataque, segundo a mesma fonte, que acrescentou que seguem os enfrentamentos nos bairros de Al-Khadra, Al Bahuruhi e Al Sailú.

Por outro lado, nove civis morreram e dezenas ficaram feridas, entre eles crianças e mulheres, pelo bombardeio de aviões militares sobre bairros residenciais de Al Ayadiya, disse à Efe o vice-presidente do Conselho Provincial de Ninawa, Nuredin Kablan.

O responsável local destacou que esses ataques provocaram o deslocamento de mais de 1.500 famílias, em torno de 13 mil pessoas.

O Conselho se reuniu na vizinha província de Dohuk, no Curdistão iraquiano, onde pediram ao governo central que dê fim aos bombardeios indiscriminados sobre civis em Tal Afar e Al Ayadiya.

Além disso, pediram ao governo iraquiano fundos urgentes para cuidar dos deslocados e oferecer comida e remédios a eles.

Publicidade

Por outro lado, nesta sexta-feira continuaram os enfrentamentos nos arredores do aeroporto de Tal Afar e em outras zonas próximas entre as forças de segurança e o EIIL.

Segundo a TV estatal, as Forças de Segurança iraquianas alcançaram repelir um ataque sobre o aeroporto e causaram a morte a 15 jihadistas, além de ficar com o controle de três veículos.