A nova milícia liderada pelo Hamas trocou tiros com homens armados perto do Parlamento palestino em Gaza nesta segunda-feira, no mais recente episódio de violência interna. Médicos disseram que um jordaniano foi morto no confronto.

CARREGANDO :)

Fontes de segurança palestinas disseram que o jordaniano dirigia um carro com placas diplomáticas quando foi pego no tiroteio. Seis civis e um policial ficaram feridos, disseram médicos.

Testemunhas disseram que membros da nova força estabelecida pelo Hamas responderam com tiros, após serem atacados por homens armados, que buscaram abrigo em um prédio próximo do Parlamento.

Publicidade

O Hamas, que subiu ao poder em março, depois de ganhar as eleições de janeiro, mobilizou sua força de três mil homens em Gaza, na semana passada, fazendo com que o presidente palestino Mahmoud Abbas também colocasse a polícia nas ruas. Em menos de 24 horas houve o primeiro conflito.

Supostas tentativas de assassinato de dois importantes comandantes de Abbas, no fim de semana -- sendo que um ficou gravemente ferido -- alimentaram temores de mais violência interna, apesar de o Hamas ter negado responsabilidade no episódio.

Homens armados não identificados mataram um militante da Fatah -- facção de Abbas -- durante a noite, em Gaza.