Ouça este conteúdo
A 37ª Jornada Mundial da Juventude (JMJ) começa nesta terça-feira (1º), depois de ter sido adiada em 2022 por causa da pandemia de Covid-19. O evento deve reunir até domingo (6) cerca de 1,5 milhão de pessoas em Lisboa, capital de Portugal, que foi escolhida como sede da JMJ em 2019, após o fim da edição realizada na Cidade do Panamá.
O papa Francisco deverá chegar a Portugal para participar da JMJ somente na quarta-feira (2). Essa será a primeira viagem internacional do papa desde a cirurgia abdominal a que foi submetido no início de junho para operar uma hérnia incisional, causada pela má cicatrização de procedimentos anteriores.
Antes de sua partida, o papa visitou nesta segunda-feira (31) a Basílica de Santa Maria Maior, em Roma. Há mais de uma década, ele se dirige ao local antes de suas viagens internacionais para rezar por proteção diante do ícone de Salus Populi Romani, padroeira do povo romano.
Em sua chegada a Portugal, o papa primeiramente deverá ter uma reunião com o presidente do país, Marcelo Rebelo de Sousa, e posteriormente se encontrará com o primeiro-ministro de Portugal, António Costa. Ele ainda deve se encontrar com outras autoridades portuguesas e membros da sociedade civil no Centro Cultural de Belém e também com estudantes da Universidade Católica Portuguesa.
O tema da JMJ deste ano será "Maria levantou-se e partiu apressadamente", inspirado no 1º capítulo do livro de Lucas: o versículo 39 que trata da visita da Virgem Maria à sua prima Isabel. Essa é a quarta JMJ que ocorre no pontificado de Francisco, que espera um encontro de jovens católicos dispostos a “lutar novamente por seus sonhos” e que seja pautado por um discurso de “modernização”.
Em suas mensagens preparatórias para o evento, o papa Francisco pediu aos jovens que se levantassem e “fossem testemunhas do amor de Deus no mundo”, seguindo o exemplo de São Paulo e da própria Maria. Ele também encorajou os jovens a “enfrentarem os desafios impostos pela pandemia do coronavírus, que causou sofrimento, isolamento e violência em muitas partes do globo”.
A programação da JMJ 2023 incluirá momentos de oração, catequese, celebração e partilha entre os jovens de diferentes países e culturas. Haverá também atividades culturais, artísticas e sociais. O ponto alto do evento será a Santa Missa presidida pelo papa Francisco no dia 6, na qual enviará os jovens em missão pelo mundo.
A JMJ é um evento que reúne jovens católicos de todo o mundo a cada dois ou três anos, desde 1986, quando foi instituída pelo papa João Paulo II. A última edição, realizada no Panamá, contou com a presença de cerca de 700 mil pessoas. A JMJ de Lisboa será a primeira na Europa desde a de Cracóvia, na Polônia, em 2016.