A capa do jornal espanhol "El Pais" desta quinta-feira, com a foto falsa de Hugo Chávez| Foto: Reprodução

O jornal espanhol "El País" divulgou nas páginas de sua primeira edição e em seu website uma foto que seria do presidente venezuelano, Hugo Chávez, entubado em uma cirurgia em Havana. A imagem foi vendida ao diário pela agência Gtres Online, que garantia a legitimidade do material. No entanto, internautas denunciaram que a veículos da mídia que a informação era falsa, indicando um vídeo de 2008 no YouTube, do qual a foto teria sido retirada.

CARREGANDO :)

O "El País" retirou das bancas a edição na qual a foto de Chávez foi publicada e se retratou com os leitores em seu website. Na mensagem, o diário pediu desculpas pelo ocorrido e disse que a imagem permaneceu em sua página por cerca de meia hora. Antes de ser retirado do ar, o texto que acompanhava a foto alertava não ter conseguido "verificar de forma independente as circunstâncias em que a imagem foi feita, nem o momento preciso, nem o lugar".

"Depois de constatar que a imagem oferecida não correspondia a Chávez, o 'El País' paralisou imediatamente a distribuição de sua edição impressa e começou a enviar uma nova edição aos pontos de venda", diz o diário. "O incidente pode fazer com a edição impressa do jornal, com data de 24 de janeiro, não esteja disponível em algumas bancas, tando na Espanha, quanto fora do país. O 'El País' pede desculpas a seus leitores pelo prejuízo causado. O diário também abriu uma investigação para determinar as circunstâncias do ocorrido e erros na verificação da fotografia", diz a nota do jornal.

Publicidade

O governo venezuelano reagiu imediatamente, após a divulgação da imagem. O ministro venezuelano da Comunicação e Informação, Ernesto Villegas, comentou em sua conta no Twitter que o material é "tão grotesco quanto falso". Ele também divulgou a seus seguidores o vídeo do qual a fotografia teria sido tirada.

Hugo Chávez está internado em Havana, após passar pela quarta cirurgia na luta contra o câncer. A escassez de informações sobre o estado de saúde do líder tem gerado uma onda de especulações pela mídia, que são seguidamente criticadas pelo governo chavista.