O jornal paraguaio "ABC Color" chamou o ministro das Relações Exteriores brasileiro, Antonio Patriota, de "canalha intelectual" em editorial publicado na sexta-feira (19). O periódico considerou "a hipocrisia um elemento indissolúvel da diplomacia brasileira". Segundo o jornal, o "Brasil aplica duas medidas" quando trata dos amigos endinheirados (da Venezuela) e do Paraguai.

CARREGANDO :)

Na quarta-feira, Patriota reconheceu a legitimidade da eleição presidencial na Venezuela, em que o candidato chavista, Nicolás Maduro, venceu com menos de 300 mil votos de vantagem sobre o rival Henrique Capriles, que questionou a lisura e pediu a recontagem dos votos. O chanceler chamou de enganosas, infames e profundamente hipócritas "as graves e evidentes irregularidades de todo o processo eleitoral venezuelano". Para o jornal, enganosas, infames e profundamente hipócritas foram as expressões usadas por Patriota para reconhecer "o hipotético triunfo do novo mandante da Venezuela"

"Parece mentira que se expresse com tamanha condescendência com o neodespotismo venezuelano o mesmo que em junho do ano passado liderou um grupo de chanceleres da Unasul que invadiu o palácio do governo do Paraguai para impedir por todos os meios possíveis o processo de impeachment contra o ex-presidente Fernando Lugo", diz o jornal.

Publicidade

"Por que então Patriota afirmou em sua descarada intervenção nos assuntos internos de nosso país que o processo de impeachment constituía uma 'ruptura na ordem democrática'. Claro, para ele e seus amigos, a saída de Lugo do poder era como perder uma ficha importante no tabuleiro bolivariano que o Brasil criou e consolidou em uma década com os países da região", diz o editorial.