Uma jornalista do tabloide The Sun e um policial foram indiciados ontem sob a acusação de pagar e receber propina para obter informações sigilosas. Os dados foram usados em reportagens do jornal e do tabloide semanal News of the World, fechado em julho de 2011.

CARREGANDO :)

A investigação segue em paralelo ao escândalo de escutas telefônicas que acometeu o News of the World, fechado em 2011 pelo empresário Rupert Murdoch. A descoberta do esquema de gravação ilegal causou questionamentos sobre a credibilidade da imprensa no Reino Unido. Segundo a Promotoria, a jornalista Virginia Wheeler, responsável por cobrir crimes de grande repercussão, pagou 6.450 libras (R$ 21 mil) ao ex-agente da Polícia Metropolitana de Londres, Paul Flattley, para obter informações sobre a investigação de delitos e acidentes entre 2008 e 2011.

O porta-voz da Promotoria, Alison Levitt, disse que um dos casos em que Flattley foi pago para dar informações exclusivas foi o do assassinato de uma menina de 14 anos.

Publicidade

O escândalo das escutas ilegais provocou dezenas de prisões e indiciamentos contra jornalistas proeminentes, incluindo o antigo chefe de comunicações do primeiro-ministro David Cameron, Andy Coulson.