Um adolescente holandês de 15 anos foi condenado a um ano de detenção numa instituição juvenil nesta segunda-feira (3) após confessar ter esfaqueado até a morte uma estudante, num caso que parece ter começado com um atrito no Facebook. O crime teria sido encomendado por um casal de jovens.

CARREGANDO :)

O caso, conhecido na Holanda como "o assassinato do Facebook", provocou um amplo debate sobre o papel da rede social em crimes violentos. O tribunal disse que o adolescente Jinhua K. não conhecia a vítima e que assassinou a estudante "a pedido e instruções de outros". Ele tentou ainda assassinar o pai da menina.

A imprensa holandesa informou que a jovem de 15 anos, identificada como Joyce "Winsie" Hau, brigou por semanas com dois contatos na rede social antes de eles supostamente pedirem ao réu, com 14 anos na época, para matá-la.

Publicidade

Segundo a imprensa holandesa, o adolescente recebeu uma proposta de mil euros para cometer o crime. O casal teria dado a ele um papel com o endereço da vítima e indicações de quando ela estaria em casa.

"Eu não estou feliz com um ano (de detenção) pela vida da minha filha", disse o pai de Winsie fora do tribunal. "Mas é isso o que diz a lei."

Além de um ano numa instituição juvenil, Jinhua terá que passar também três anos numa clínica psiquiátrica. O condenado pediu desculpas no tribunal pelo crime e disse que estava sob forte pressão da mandante. Médicos dizem que ele sofre de desordem comportamental e tendências psicopatas.