Um homem que escalava nesta quarta-feira (10) a Torre Trump, em Nova York, aparentemente aderido por ventosas, foi capturado por uma janela aberta no 21º andar desse edifício que também abriga o “quartel-general” do candidato republicano em Manhattan.
“O escalador foi levado sob custódia”, tuitou um porta-voz da Polícia.
Imagens de televisão mostram policiais segurando o jovem - de short cinza, boné branco e camiseta verde-oliva - cerca de três horas depois do início da escalada da fachada da torre de 68 andares na famosa 5ª Avenida.
Antes de capturá-lo, os policiais perfuraram uma janela para falar com o escalador e tentar tirá-lo do lugar, sem sucesso.
Depois, desceram - até a altura em que ele estava - uma plataforma usada para limpar janelas e retiraram um grande painel de vidro vários andares acima do jovem.
Na véspera, o aventureiro de identidade ainda desconhecida, apelidado de Homem-Aranha pela mídia local, postou um vídeo na internet declarando seu apoio ao candidato.
“O motivo pelo qual escalei sua torre era para chamar sua atenção”, ele diz. “Sou um pesquisador independente atrás de um encontro privado com você, para discutir um assunto importante. Garanto que é do seu interesse honrar esse pedido. Acredite: se meu propósito não fosse significativo, não arriscaria minha vida por ele.”
No vídeo, o jovem aparece de perfil e capuz preto, na frente de um quadro com a imagem de um pato. Seu pseudônimo no YouTube é Leven Thumps, protagonista de uma série literária infanto-juvenil.
“Para qualquer um assistindo, por favor faça este vídeo viralizar, para que chegue ao sr. Trump. E saia de casa e vote no sr. Trump nas eleições de 2016”, afirma mais adiante.
O magnata Donald Trump vive no prédio, que também é o escritório-central de sua organização empresarial.
Nesta quarta, o candidato republicano à Casa Branca se encontrava fora da cidade, comandando uma reunião de campanha na Carolina do Norte, sudeste dos Estados Unidos.
Como a PF costurou diferentes tramas para indiciar Bolsonaro
Problemas para Alexandre de Moraes na operação contra Bolsonaro e militares; acompanhe o Sem Rodeios
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
Enquete: como o Brasil deve responder ao boicote de empresas francesas à carne do Mercosul?
Deixe sua opinião